top of page

Receita de Sucesso para Agências? Qual a minha?

INGREDIENTES PARA UMA RECEITA DE SUCESSO

Muitos estão esperando que a atual crise econômica tome rumo para então respirar com mais tranquilidade, ou pelo menos, para definir o caminho a tomar.

Não é fácil nadar contra a correnteza e, neste exato momento, muitas agências estão passando por grandes dificuldades. No entanto, mesmo nas crises mais duras é fato que algumas empresas estão conseguindo manter seus negócios sob controle e sempre há aquelas que nos surpreendem com seu forte crescimento na aparente contramão.

Então, o que eu Adilson Silveira, CEO da Adeptsys e com mais de 20 anos acompanhando algumas centenas de agências de todo o Brasil, posso recomendar aos nossos clientes e ao mercado em geral depois de ver tantas derrotas e vitórias de tão perto?

RECEITA DE SUCESSO PARA AGÊNCIAS? Qual a minha?

Certamente que todos gostariam que eu apresentasse neste momento uma receita infalível de como ter sucesso, principalmente em tempos de crise. Uma receita segura composta de ingredientes e quantidades perfeitas para a criação e repetição sequenciada do grande prato, sem erros, sem dúvidas e principalmente sem riscos. Sem querer frustrar ninguém, o que posso falar, sem medo de errar, é que seguramente não existe uma receita imbatível para o sucesso, no entanto, infelizmente, existem muitas fórmulas infalíveis para o fracasso!

Banho de água fria?

Não, de forma alguma!

Mesmo não tendo a receita infalível, observei durante estes anos que todas as empresas de sucesso possuem alguns ingredientes básicos em suas receitas e que a grande maioria das que fecharam ou passaram por grandes dificuldades certamente deixaram tais ingredientes na despensa.

Separei, então, sete itens que não podem faltar e deixo como desafio que você verifique se estes ingredientes estão ao seu alcance e se estão em quantidade suficiente para a preparação de sua receita de sucesso:

1- Controle financeiro – Não basta saber que a conta do banco está positiva, controle financeiro é muito mais que isto. Fluxo de caixa, carteira, gestão de indicadores financeiros, índices de inadimplência, endividamento, demonstrativos, centros de custos etc. Com um bom controle, o gestor saberá, assim como chef, ministrar a dose exata de cada ingrediente e tempero que permitirão que a massa não desande e atinja os objetivos conforme o planejado.

2- Agilidade nas decisões – intervenções precisas são fundamentais para evitar desperdícios de recursos e de oportunidades. Tomar uma decisão rapidamente não é tão difícil. O difícil é explicar o porquê dos erros ou acertos e, principalmente, conseguir replicar os acertos. Tenha a maior quantidade possível de informações sobre o dia-a-dia de sua agência, quais os seus melhores clientes, quais os melhores profissionais, qual o tipo de trabalho é o mais rentável e quais indicadores devem estar sempre atualizados. Controle a temperatura, perceba o aroma, prove o sal. Com informações certas, você conseguirá corrigir sua receita sempre a tempo. A pergunta é: você possui as informações na quantidade e no tempo que necessita ou sua panela pode estar queimando e você ainda não percebeu?

3- Equipe engajada e competente – fazer mais com menos é o lema do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Roberto Lemann. Não deve ser à toa! Recicle seu pessoal, motive sua equipe, dê ferramentas para agilizar o trabalho, tenha métricas e cobre resultados. Quer mais uma dica? Faça entrevistas continuamente. Sempre haverá um chef ou cozinheiro promissor a ser descoberto e tenha em mente que substituir as peças é saudável para qualquer negócio.

4- Intensifique o relacionamento com os principais clientes – Crie vínculos que vão além do seu serviço. Quando seu relacionamento se tornar um tempero único para seu cliente e ele priorizará você em novos negócios e o seu risco de demissão também será reduzido. O melhor restaurante é aquele onde você se sente em casa e é aquele que você realmente sente necessidade de voltar.

5- Eficácia nas entregas – Ter vínculos com o cliente é importante, mas não seja um peso na relação. Se além da amizade ele tiver orgulho de ser seu cliente pelo seu trabalho, não terá pra ninguém! Sirva bem um cliente sozinho e ele trará os amigos.

6- Prospecte sempre – Assim como a busca dos melhores profissionais deve ser contínua, nunca fique satisfeito com sua carteira de clientes. Ela sempre poderá melhorar. Por incrível que pareça, isto se aplica principalmente quando você achar que não dá mais conta de tanto trabalho. Nada mal se você tivesse uma fila de novos clientes ansiosos para experimentar os seus serviços.

7- Tecnologia onde precisa– A tecnologia é um importante multiplicador de recursos e uma ferramenta que amplia a eficácia e integração de todos os demais itens da receita. A tecnologia certa não deve ser vista como despesa e sim como um investimento, que também requer cuidado. Cada receita tem o tipo de fermento certo, escolha-o bem, aprenda a usá-lo e os resultados aparecerão a olhos vistos.

Bom, estes são alguns dos mais importantes itens que fazem parte das receitas da maior parte dos negócios de sucesso e principalmente daqueles que menos se abatem nas crises.

E agora? Agora olhe para sua despensa, complete-a com o que está faltando, adicione os ingredientes que darão o seu toque pessoal e coloque a mão na massa. Mas não se esqueça: toda receita tem uma base de itens que não podem faltar e a maioria dos que citei devem estar na sua lista. Inove, mas não tente fazer um churrasco sem carne ou uma pizza sem queijo.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page